quarta-feira, 11 de abril de 2012

Face-a-face e um-a-um

Na Terceira epístola de João ao presbítero Gaio percebemos que João tenta motivar Gaio a respeito de sua caminhada Cristã. Dentre os versículos do único capítulo dessa carta, destacamos:


pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios.
É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.
Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.
Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja.
3 João 1:7-10

Observamos que desde o início da igreja, existiram homens envaidecidos pelo poder que tentam manipular as pessoas e que atua de forma intolerante e autoritária sobre os demais irmãos. Diótrefes apresentava essas características. Temos vários Diótrefes hoje nas lideranças eclesiásticas das mais diversas denominações.

O exercício de miseriordia é uma prática incomum para esse tipo de pessoa, observe que ele quer impor seu ponto de vista insensível aos demais irmãos quando os ameaça ou os expulsa da igreja. Por algum motivo particular Diótrefes não queria apoiar os missionários, diferentemente de Gaio, que Paulo, em Romanos 16:23, mostra-o como hospitaleiro: "Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações."

Temos que ser como Gaio e nos mostrar hospitaleiros no trato com os irmãos. 
Hospitaleiros no falar, falando com as pessoas com palavras de apoio e acolhimento. Hospitaleiros no agir com as pessoas, onde nossas ações para com o próximo devem expressar o comportamento de um anfitrião ao receber uma visita muito esperada.  Hospitaleiros no ouvir, onde não é pesado o ato de ouvir os irmãos sem a pretensão de sermos juízes sobre sua vida, apenas para compreender e tentar ajudá-lo de alguma maneira, assim como Jesus fez em sua caminhada.

Enfim, podemos perceber que mesmo com irmãos como Diótrefes, que são autoritários em suas decisões e invasivos quanto as decisões dos demais irmãos, temos que manter a postura citada por João no final da epístola. Reunindo-nos face a face, ainda que não no templo dominado por Diótrefes, mas na casa dos irmãos, que por justo título são considerados amigos, para conversar sobre a caminhada cristã e as maravilhas de Deus face-a-face e um-a-um.


Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta.
Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face.
A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. 
Saúde os amigos daí, um por um.
3 João 1:13-15

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.